Lição - 3 Escola dominical

As bases do casamento cristão

Texto áureo

Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo 
amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela(Ef 5.25)


Verdade pratica

O casamento cristão tem de ser edificado tendo como base
 o amor a Deus e ao próximo. Sem amor não há casamento feliz.


Leitura bíblica em classe

Efésios 5.22-28,31,33.

22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
23 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja: sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 - Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
31 - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
33 - Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Introdução: Uma criança brincava no quintal e nós sabemos como é criança, corre, pula, só falta voar. Nessa brincadeira de criança ela riscou o carro do pai. O pai chegou viu o risco e ficou irado, chamou a esposa, mãe da menina, e eles começaram a bater nas duas mãos da criança. Os pais revezavam nas pancadas. Bateram tanto que necrosou as mãos dela. Levaram ela para o hospital e a noticia logo veio através dos médicos. As duas mãos tiveram de ser amputada. O pai logo após receber a noticia deu um tiro na cabeça, e a mãe enlouqueceu. 

1. A vontade de Deus para o casamento- Um bom casamento começa com uma boa escolha. Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? - (2 Cor 6.14) 

- O homem deve desempenhar o seu papel no casamento: Amar sua esposa.
- A esposa deve desempenhar o seu papel no casamento: Respeitar seu marido.

Como o homem ama sua esposa?

- Dando sua atenção: O ser humano é a unica criatura q pratica sexo face a face
- Tendo apreço: Ela que que você a honre e a estime.
Apaziguamento: Ela quer que você diga " sinto muito".

Como a mulher ama seu marido?

- Dando sua presença sem palavras: Ombro a ombro. 
- Dando sexo para ele: - Fale sobre os hormônios e benefícios do sexo. (Pv 5.15)
- Respeitando sua autoridadeMuitas pessoas ficam perturbadas diante dessa afirmação: "Sujeitai-vos". A palavra usada por Paulo é HUPOTASSO. Que significa qualificar abaixo ou colocar debaixo. A mulher deve colocar-se debaixo da proteção e provisão de seu marido. 

2. O amor verdadeiro no casamento:

Não existe amor que resista a insensibilidade do marido e a rabugice da esposa.

A palavra “amor” na bíblia é quadrimensional:

Philia,  o amor amigo. Amor desfrutado pela Sulamita com Salomão. “O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios”. Esse amor precisa de reciprocidade. 

- Storge é o amor de pai para filho. Amor natural e instintivo. Até os animais amam seus filhotes. 

Eros é um amor biológico de homem para mulher. 

- Temos, o Ágape que é o amor de Deus derramado dentro dos nossos corações. É o amor da superação. Só com essa forma de amor um casal pode ter um casamento blindado. 

O apóstolo Paulo com sua pena na mão, descreve o ágape: - (1 Cor 13.4-8a)

O ágape é sofredor: Ser paciente com a pessoa que se divide os fardos.

É benigno: Reagir bondosamente ao ser maltratado. É um desafio não muito fácil, porém, muito recompensador. É abrir mão dos direitos momentâneos para herdar uma vida cheia de gozo e de bençãos vinda das mãos de Deus. 

O ágape não é invejoso: Manter-se feliz quando o marido ou a esposa prospera. 

O amor não se vangloria, não se ensoberbece: Não fica se crescendo diante do cônjuge. Pare de querer dar uma de pavão, seja humilde. 

Não se porta inconvenientemente: Não ser uma pessoa desagradável, quando a sogra vem em casa. Sua sogra não caiu do céu e quebrou a vassoura, ela é nada mais, nada menos, que a mãe da pessoa mais importante da sua vida. 

Não busca os seus próprios interesses: Não pensar só em si mesmo  mas se colocar no lugar do outro. Você gostaria de ser atendido no seu pedido, atenda o pedido dela (e) mesmo contra a sua vontade. 

Não se irrita: Deixe de ser melindroso, cheio de beicinhos  frágil demais. A etimologia da palavra melindre é, bolachinha da casca fina.  

Não suspeita mal: Não guardar as ofensas em uma caixa registradora. Já ouviu essa expressão  Em 1927 você disse todas aquelas coisas. 

Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade: Não fica zombando do outro, por causa de algum vicio. Você joga peteca com seu cônjuge ou tênis? O jogador de peteca quando o outro joga mau, ele é que pede desculpas, mas o que joga tênis sempre busca marcar pontos no erro do adversário. 

Tudo sofre: Manter confidencial o que é desagradável no outro. Paulo está usando a palavra (telhado/cobrir) Pare de ficar contando que ele ronca, solta pum, fala palavrão ou não toma banho. Que fique entre ti e ele (a). 

Tudo crê: Continuar confiando no outro, que falhou. 

Tudo espera: Não deletar o outro esperando sua melhora. Pau que nasce torto morre torto. Mentira, isso é uma falácia, porque Deus pode desentortar qualquer pau, mesmo o cara de pau. 

Tudo suporta: Ser corajoso e resistente diante das lutas da vida, não desistir jamais. Já está desistindo do maridão? Por que está jogando a toalha? Deus já desistiu alguma vez de você? O amor jamais acaba: Alguém disse: Quero o divórcio, porque o nosso relacionamento deu game over. O amor não acabou. O que acabou foi a plenitude do Espírito. Amor é fruto do Espírito, não acaba nunca. 

3. A fidelidade conjugal:

Um dos princípios mais importantes do casamento é o principio da base sólida.

Eu era um muro, e os meus seios eram como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz. - (Ct 8.10)

Identifico cinco tipos de adultérios: O espirito do adultério mina o casamento.

1. Infidelidade psíquica: A mente torna-se um motel ambulante.

2. Infidelidade virtual: Chats e Facebook torna-se lugar de azaração.

3. Infidelidade circunstancial: Descuidou, não vigiou, foi atraído pelo pecado.

4. Infidelidade crônica: Um caso hoje, outro amanhã e daqui um mês outro caso.

5. Infidelidade relações triangulares duradouras: Vivem muitos anos nessa novela.



















2 comentários:

  1. Marcelo, Gloria a Deus pela sua vida e ministério...a aula de hoje na Escola Bíblica Dominical... Foi uma manifestação de PALAVRA VIVA com base na Bíblia e na aplicação pessoal do evangelho de Cristo na vida de cada homem , mulher ou família que deseja viver no modelo de família baseado no modelo de Cristo para com a sua noiva(Igreja). Gloria A Deus !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você, tenho visto sua vontade de crescer em Cristo e o seu empenho em aprender a palavra de Deus na Escola Dominical. Deus te dê inteligência e sabedoria espiritual que você tanto deseja. Abraços!

      Excluir