O preço da restituição


O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta”. (Joel 1:10).

O profeta Joel descreve com perfeição, a ruína, os prejuízos e as perdas do povo de Deus por causa do pecado. Este quadro pintado por Joel é um quadro que revela um tipo de vida crista falida, sem sustento, sem alegria e sem poder. Pessoas com grande potencial, contudo, desperdiçam seu tempo reclamando. Não são agradecidas, vivem a murmurar e a enxergar sempre o negativo.  Perderam o gosto de servir a Cristo. Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor. - (Isaías 29.13)

Insatisfeitas, desencorajadas, desinteressadasA falta de trigo, mosto e óleo deixam as pessoas insatisfeitas com a vida. Desencorajadas para enfrentar as adversidades e totalmente desinteressadas pelo reino de Deus. Suas vidas estão sobre uma esteira, pois caminham, correm, perambulam, mas não saem do lugar. 

Tudo isso pode mudar! “Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo. E o Senhor, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos (Joel 2.18-19). Não será em doses insignificantes, mas fartura de sustento material, emocional e espiritual

Trigo, sustento material ou palavra. Sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1.3). Deus nos sustenta com sua palavra que é alimento diário, ele vem a você é diz, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 

Mosto nos fala de uma alegria sobrenatural. Muitos perderam a alegria de servir a Deus por causa das dificuldades, as lutas apagaram a luz da vida. Jesus disse: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Alegria que o mundo não pode conhecer, porque alegria quando se ganha algo palpável é fácil. A alegria de Deus transcende os acontecimentos. Ela é a nossa força nos momentos difíceis, Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força (Neemias 8.10)

Quando os Israelitas foram levados cativos eles largaram suas harpas. Junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e nos pusemos a chorar, recordando-nos de Sião. Nos salgueiros que há no meio dela penduramos as nossas harpas, pois ali aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções; e os que nos atormentavam, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos um dos cânticos de Sião. Mas como entoaremos o cântico do Senhor em terra estrangeira? (Salmos 137)

Óleo é a capacitação de Deus para realizarmos o que no natural não poderíamos realizar. Nunca deixe faltar à unção de Deus, pois precisamos deste suprimento para realizarmos a vontade de Deus, Jesus disse: O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. 

Unção de Rei /Autoridade.
Unção de Sacerdote /Intercessão.
Unção de Profeta /Proclamação da palavra.

“Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça". - (Eclesiastes 9.8)

O óleo transforma, alimenta, ilumina, purifica. O óleo era extraído de uma prensa:

Óleo para unção: O primeiro óleo era retirado para ungir. Quando Saul foi ungido, a bíblia diz que ele transformou-se num novo homem. Ao sermos tocados pela unção de Deus, algo novo acontece em nossas vidas. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. - (2 Corintios 5.17)

Óleo para cozinhar: Unção que alimenta. Era a unção que estava na vida de José. Unção para alimentar uma geração inteira. Vemos Jesus alimentando o povo com Pães e peixes. O mundo está cheio de almas famintas e somente a unção de Deus pode suprir essa necessidade.   

Óleo para lâmpada: Unção para iluminar. Ela nos dá revelação, clareza, entendimento. O que faltou para ás cinco virgens foi óleo, elas não eram cheias do Espírito, por que não pagaram o preço para se ter óleo sobrando nas lâmpadas e foram surpreendidas.

Óleo para sabão: É o óleo que nos torna puros e irrepreensíveis diante de Deus.

Deus irá compensar os anos perdidos e jogados na lata do lixo, com fartura de trigo, mosto, e azeite, pois Precisamos desses ingredientes para viver uma vida abundante. Deus usa a boca do profeta Joel para dizer que, irá restituir o seu povo. Segundo o dicionário Michaelis res.ti.tu.ir. Entregar (o que se tomou ou se possuía indevidamente) Restabelecer no estado anterior. Recuperar o perdido; indenizar-se. Reempossar.
(-se), reintegrar (-se), restabelecer (-se). A sua alegria vai estar estampada no seu rosto, porque um coração feliz aformoseia o rosto.

Deus irá tirar todos os prefixos que estão trazendo paralisia para sua vida. Você será uma pessoa satisfeita com o que Deus irá realizar em você e através de você. Corajosa para enfrentar lutas, adversidades e sofrimentos. Interessada pelo reino de Deus. E esse interesse pelo Reino de Deus o fará caminhar nos passos de Jesus. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. - (Mateus 6.33)

Disse ainda o profeta Joel: E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. Assim vos r-e-s-t-i-t-u-i-r-e-i os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado. - (Joel 2.24-26)

Preço: Arrependimento verdadeiro. - (Joel 2.13-14)

Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Ótima mensagem do Rev. David Wilkerson: Deus Restaurará Os Seus Anos Consumidos!