Anatomia da pregação

São necessários 20 anos para fazer um sermão, porque são necessários 20 anos para fazer um homem.  - (E. M. Bounds)

Gostaria de compartilhar baseado no meu conhecimento bíblico e empírico como se prepara uma pregação. Não obrigatoriamente você precisa seguir essa linha para ser bem sucedido em sua prédica. Dou aqui somente uma abordagem pessoal, própria, individual. Você deve ter seu próprio ritual, usar a sua maneira peculiar de se preparar o sermão.

O que é pregação? Deixaremos a bíblia responder:

Pregação é loucura: Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. - (1 Corintios 1.21

Pregação é poder: A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder. - (1 Corintios 2.4)

Pregação é o evangelho: Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos. - (Romanos 16.25)

Pregação é honra: Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. - (1 Timóteo 5.17)

Pregação são os mandamentos de Deus: E no tempo próprio manifestou a sua palavra, mediante a pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. - (Tito 1.3)

Pregação é tudo isso, pregação não é nada disso. O que é pregação? Sei pregar, mas não sei explicar, porque existem coisas que se explicam e outras que apenas se compartilham.

Preparo para pregação, elementos importantes:

1. Calabouço. Uma das coisas que eu mais gosto é de reclusão. Ficar sozinho num cantinho. Já fiz um cantinho no banheiro do meu quarto, debaixo de uma escada, agora meu cantinho é o quarto de visitas. Você precisa de silêncio para produzir algo significativo. Paulo produziu quatro maravilhosos livros quando estava em uma masmorra. A conversa alarga o entendimento, mas a solidão é a escola do gênio.

Hoje as pessoas vão buscar um cantinho no monte, não tiro o crédito do monte, mas se você conseguir fazer o que Jesus ensinou em Mateus tá no caminho certo. Disse Jesus: Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. - (Mateus 6.6)

Você tem um calabouço para se trancar com Deus?

2. Bíblia. Compre todas as versões de bíblia que puder. Fiz recentemente um post sobre bíblias de estudo, é só procurar em Li e gostei.

Quatro princípios importantes quando falamos em bíblia:

1 - Ler: Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. - (1 Timóteo 4.13)

George Miller leu 200 vezes a bíblia inteira. Você tem lido a bíblia, ou  a tem desprezado?

D. L. Moody dizia: Pode-se falar em poder, porém ai do homem que negligenciar o único livro dado por Deus, que serve de instrumento, por meio do qual ele dá e exerce poder. Um homem pode ler inúmeros livros e assistir grandes convenções; pode promover reuniões de oração que durem noites inteiras, suplicando o poder do Espírito Santo, mas se tal homem não permanecer em contato intimo e constante com o único livro, a bíblia, não lhe será concedido o poder, se já tem alguma força não conseguirá mante-la, senão pelo estudo diário, sério e integro desse livro”. 

2 - Estudar: O homem que almeja ensinar, pregar deve ter dedicação e aplicação no estudo das escrituras. É Paulo quem disse essa verdade não eu. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. - (Romanos 12.7“... Conhecer a bíblia é amar a Deus, porque só se ama aquilo que se conhece”. - Santo Agostinho.

Estudar é diferente de ler, quem lê anda velozmente, quem estuda deve parar sempre que houver necessidade. 

3 - Meditar: Meditar é pegar o que se leu e estudou e colocar na mente, num constante leva e trás. Como os animais ruminantes, que mastigam engolem, voltam a comida, mastigam de novo. Esse processo de meditação vai ascender uma chama no seu coração, porque a palavra é como fogo. Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor. - (Jeremias 23.29Acendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava acendeu-se o fogo. - (Salmos 39.3)

Lutero dizia que a capacidade que tinha de tocar os corações das pessoas vinha das tentações que suportava e da sua profunda dedicação a meditação. Príncipes sentaram-se e falavam contra mim, mas o teu servo meditava nos teus estatutos. - (Salmos 119.23)

4 - Praticar: Ordem de Deus ao grande estrategista militar, Josué: Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. - (Josué 1.8)

Falar é bom, meditar é ótimo, mas praticar é absolutamente necessário. Fui convidado para pregar na Igreja Pentecostal União Da Fé. Igreja pastoreada por um irmão e amigo, Paulo César. Ele me deu o texto que era o fechamento de um trabalho. 1 Tessalonicenses 5.22. Orei, gemi, chorei e não consegui preparar a mensagem. 

O dia chegou, nunca me esquecerei. Tremia, com receio de fracassar. Fui chamado, subi caladinho olhei para o povo, nessa noite estava o pastor presidente do ministério. Cumprimentei o povo, abri a bíblia. Neste exato momento Deus me deu a mensagem: O que adianta aprender mais se não praticamos o que aprendemos

Quanto menos praticamos a palavra, menos revelação temos dela. Pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. - (Mateus 13.12)

3. Livros. Ler o que? Tudo, tudo, tudo. Meu plano de leitura para esse ano de 2013 é de 1 livro por semana, que dá 48 livros no ano. Você tem um plano de leitura?

Compre todos os tipos de livros. Escritores clássicos como Graciliano Ramos, Machado de Assis, José de Alencar, Edgar Allan Poe, Clarice Lispector. Compre um guia de leitura dos 100 autores que você precisa ler. Custa 5,00 na Estante Virtual.

É bom que você tenha muitos comentários bíblicos. Se possível três de cada livro da bíblia.
Fora meus comentários avulsos tenho o Champlin, W. W. Wiersbe e o Beacon da CPAD. 

Compre todos os comentários da ABU, Aliança Bíblia Universitária. John Stott escreve vários deles. Adquira tudo o que John Stott escreveu. Talvez o melhor interprete das escrituras de todos os tempos. Stott partiu a pouco tempo com mais de 90 anos, mais deixou um senhor legado.

Russell Shedd está na mesma linha de Stott, não preciso falar mais nada. ...leia +