O que você acha da televisão atual? Parte - 3



"A televisão me deixou burro demais".

“... Considero a televisão muito educativa, cada vez que alguém na sala liga o aparelho vou para o quarto ler um livro”.

A televisão tem impedido que as pessoas formem suas próprias opiniões, pois ela mastiga toda a informação e não nos dá tempo para pensar, avaliar e decidir. Nossa sociedade tornou-se um papagaio programado para repetir. Também parece uma espécie de pata choca sentada sobre os seus ovos.

Faça um teste: pare para conversar com alguém e logo perceberá a escassez de reflexão, a pobreza na falta conhecimento das escrituras ou a falta de tempo para conversar, pois ela poderá te dizer: Amanhã a gente conversa, porque não posso perder a minha novela.

A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. -Apparicio Torelly.

A televisão nivelou-nos por baixo. A avalanche de novos fatos que se sucedem em um mundo globalizado não nos deixa tempo para a reflexão. Sucumbimos a um rápido processo de imbecilização. Há uma cultura de consumo que anestesia o ocidente. - Pastor Ricardo Gondin.

A televisão é o principal fator de retardamento intelectual e efetivo do mundo contemporâneo -  André Lwoff, Prêmio Nobel de Medicina.

Temos um triângulo perverso

A mídia que elabora, os participantes que aceitam e os espectadores que assistem. (Washingtom Rodrigues, em O Jornal Batista, página 8 - 18 a 24/02/2002).

A luta pela audiência atropelou valores, assassinou a dignidade, massacrou a moral, esquartejou o direito de ser honesto.

“... A televisão é uma espécie de chiclete para os olhos”.

O jornal da Universidade São Judas trouxe uma reportagem com o tema 
A TV na mira da sociedade”. 

Segundo esse jornal, a ficção e realidade estão se misturando, o entretenimento e jornalismo, estão em uma guerra pela audiência em que o grande perdedor é o telespectador.

Algumas respostas que foram dadas no debate nos ajudarão a avaliarmos a televisão no Brasil. As respostas do Jornal foram as seguintes:

JSJ – Como vocês avaliam a qualidade da programação da TV brasileira? 

R: Em uma única palavra: Péssima. Há pouquíssimas alternativas e poucos programas educativos, a maior parte da programação é sem valor nenhum.

R: A programação da TV é puro reflexo da sociedade.  

R: A qualidade da programação reflete o nível cultural e educacional da sociedade Brasileira que, infelizmente está muito baixa.

E você, o que acha da programação de nossas TVS no brasil?










O que você acha da televisão atual? Parte - 2




A televisão influencia a violência na sociedade?

“... A Televisão matou a janela”.

Não precisamos ter uma bola de cristal para sabermos que a televisão tem feito apologia à violência. 

Assista um desenho como o Dragon Ball Z ou um filme da tela quente e verá com seus próprios olhos, a violência descaradamente sendo pregada, anunciada e imprimida em nossas casas. 

A violência que deveria ser deletada de nossas televisões tornou-se o principal passa-tempo de nossa sociedade medíocre.

Nossas crianças vibram com a violência, pois os comentários que ouço de crianças sempre é de aprovação à violência. 

A televisão tornou a violência algo sem importância, pois estamos nos alimentando de violência, e parece que a vida está imitando a arte.

Quando vemos um caso horroroso, como o do casal assassinado no Embu, criamos uma revolta hipócrita, pois não nos horrorizamos com os crimes que estão entrando em nossas casas, através dos desenhos que inundam a mente de nossos filhos e dos filmes que exalam o fedor da violência e da pornografia.  

Um psicólogo americano, em 1960, entrevistou 835 crianças em Nova York e observou o papel da TV em sua existência. 

Ele viu que, quanto mais programas violentos assistiam, mais agressivos eram. Em 1971 e em 1980 ele entrevistou o grupo de novo e verificou que muitos daqueles que tinham sido consumidores vorazes de violência na TV tiveram comportamentos hostis na adolescência e como adultos. 

Quanto mais agressivos eram aos 8 anos, piores tendiam a ser aos 20 e aos 30, protagonizando um maior número de prisões e condenações. 
(Revista Super interessante-Ago/99).

“... Adoro a televisão, antes dela, sempre se dizia que o cinema era a arte mais vagabunda que existia, agora já estamos em segundo lugar". - Billy Wilder.




O que você acha da televisão atual? - Parte 1



Retirei alguns itens aqui citados, de artigos dá internet, pesquisas em revistas, outras analises e de opiniões de pessoas de expressão. 

“... A televisão é um meio, assim chamada porque não tem princípios nem fins”.

Nos EUA a tendência majoritária é atribuir à televisão responsabilidades por desvios de conduta, num suposto estímulo à violência, permissividade sexual, discriminações e até drogas. 

Estudos ainda mostram que programas de televisão para criança são perigosos. A indicação faz parte de um estudo publicado na edição da revista Arquivos de Medicina Pediátrica e da Adolescência, abril/2000. 

O estudo analisou 216 programas de tevê para jovens em cidades do nordeste dos Estados Unidos e, segundo seus autores, 47% desses programas apresenta pelo menos uma situação de risco, que pode ser imitada por crianças e, na qual os heróis saíram ilesos”. 


“... A televisão é a face mais horrenda da democracia" - Paddy Chayefsky.

A TV influencia eroticamente nossas crianças e adolescentes?

Detesto tudo o que passa a tarde... Boni. Em uma entrevista concedida a Marília Gabriela.


O Núcleo de Estudos Psicológicos - Unicamp – 1993 fez um relatório dizendo que as Crianças de 6 a 10 anos... Encontram-se na fase de latência (ou seja, período de reorganização e preparo para puberdade), A estimulação e a exposição precoce ao erotismo leva a criança a “queimar uma etapa”, ou seja, a passar pela latência sem elaboração e organização. Na prática clínica, especialmente, temos visto conseqüências negativas dessa inadequação dos programas oferecidos às crianças.

Pesquisas realizadas pela Universidade Gama Filho, em 1997 destinadas à revista Claudia, investigou a erotização e exploração da figura da mulher na programação infantil. 

Em 151 horas de programação, os pesquisadores detectaram 308 cenas de erotização, apontando, em primeiro lugar, a TV Globo e, em seguida, o SBT. De acordo com o levantamento, a cada 29 minutos, meninas e menino recebem um estímulo erótico e uma imagem preconceituosa ou deturpada sobre a mulher. 

Quando a ONU fez pesquisa no Brasil em agosto/98 percebeu-se que a Bandeirantes e TV Record lideram os homicídios em seus desenhos. 

Esses relatórios  e pesquisas foram feitos a vários anos, se multiplicarmos esses dados por cem, talvez poderemos saber mais ou menos como está a situação da TV nos dias atuais.

“Minha televisão fica no quarto da empregada, sinto que estou envenenando a coitadinha e ela gosta” - Paulo Francis.