A navalha da astúcia

Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia (1 Corintios 10.11-12)  

Alguém disse que existem pelo menos três tipos de pessoas: “O tolo que não aprende com os próprios erros; o esperto que aprende com seus próprios erros, e o sábio que aprende com os erros dos outros”.  E como sábios extrairemos algumas lições da vida de Sansão. 

Sansão nasceu para viver livre do poder do pecado, todavia viveu preso, algemado e manietado pelo pecado que tanto acariciava. “Erro alheio conselho é”.








Poucos homens de Deus receberam tantas instruções quanto Sansão. Tenho certeza que nenhuma outra geração foi tão instruída quanto a nossa. Infelizmente estão acorrentados em seus próprios desejos, manias e pecados ocultos. Homens, mulheres, velhos e jovens complacentes com o pecado. Estão carregados de besteirol vindo do inferno e do ego humano. É a típica igreja de sardes. Disse Jesus: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. É inacreditável, mas estão perdidos dentro das igrejas.

Você não nasceu para ter uma vida medíocre e sem sentido. Deus se alegrou vendo a sua corrida para o óvulo, e dizia: Eu tenho um plano com a sua vida; sua missão será libertar os pecadores das mãos do mal. O diabo sabendo disso quer derrubar toda sua resistência física e espiritual, porque tem planos de lhe transformar em um prisioneiro do pecado.

Entrando Por Um Ouvido E Saindo Pelo Outro

O texto bíblico diz: Porque tu conceberás e terás; um filho cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus. Há uma ordem disparada a alguém que foi chamado por Deus. Deve ser santo, separado e consagrado especialmente para o uso de Deus. Sansão foi educado, instruído e aconselhado, contudo parece que nos momentos de tentação, toda instrução era incinerada. Rapidamente ele jogou a justiça no ventilador.

A santidade é a principal fonte de conservação da unção. Você nasceu para libertar um povo das mãos do diabo, no entanto, não por forca, nem por violência. Somente a unção do espírito quebra as algemas do pecado. Os cabelos de Sansão representavam sua consagração, já que, após Sansão perder os cabelos, a unção do espírito se foi. Diz a bíblia: Então, ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e mandou chamar um homem para lhe rapar as sete tranças de sua cabeça. Depois começou a afligi-lo, e a sua força se lhe foi. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Despertando ele do seu sono, disse: Sairei, como das outras vezes, e me livrarei. Pois ele não sabia que o Senhor se tinha retirado dele. O que a criptonita é para o Supermam, o pecado é para o cristão. 

Se o barbeiro do inferno passou a navalha da astúcia em seus cabelos, e se a barba da sua reputação foi rapada, nenhum prisioneiro do pecado será liberto pelas suas mãos, pois no corte de seus cabelos perdeste a confiança de Deus e na feitura de sua barba a confiança dos homens. "Um Pastor de vida santa torna-se um instrumento poderosíssimo nas mãos de Deus". (Robert Murray)

Um Pecado Chama Outro Pecado, Elo Da Maldade

Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e entrou a ela. Os olhos de Sansão estavam fartos de adultério, pois a bíblia diz que ele desejou uma prostituta ao chegar em gaza. Disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras. Sansão estava dominado pela mentira. Disse-lhe ela: como podes dizer: Eu te amo! Não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim... Está escrito: O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento, e o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.

E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a alma dele se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração. O seu coração foi corrompido pela persuasão de satanás. O diabo envolveu, iludiu e cegou Sansão. O diabo ganhou a boca de Sansão, através da mentira, os olhos através da lascívia, e por fim ganhou o coração através da insistência. De tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, por dele procedem às saídas da vida (Provérbios 4.23)

O diabo sabe que não pode afundar o navio da sua vida cristã, então, ele tentará te ancorar, deixando-o parado. E tem feito isto com muitos crentes rebeldes e duros de testa, e isso por falta de vergonha santa, não sabem porque nasceram. Vivem uma rotina diária de enfado são crentes maliciosos, contagiados com o pecado, estão cheios de lixo e imundícias mundanas. “... O pecado é a ruína e a semente da miséria na própria alma de quem dele se farta”.

Atrás Das Grades, Prisioneiro Da Transgressão

Se a santidade é deixada de lado, nos tornamos um reservatório de pecados, e as conseqüências são a perda de revelação e discernimento espiritual. “Você pode escolher o que plantar, mas não poderá escolher o que colher”. Muitos estão dentro das igrejas, pregando, cantando, fazendo de tudo e não há libertação, e por que não há libertação? Porque estão carentes da liberdade que anunciam. Então os filisteus pegaram nele, arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava moinho no cárcere. Paulo disse aos romanos, não sabeis que daquele a quem vos apresentais como escravo para lhe obedecer sois escravos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Sansão foi preso, porque se achava muito poderoso e cheio de si mesmo. Sansão tinha Laodiceia em seu coração, Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. A ausência de caráter, atos de justiça e visão espiritual causam enjoo em Deus.

Sansão teve inúmeras chances de divorciar-se do seu pecado e não o fez. Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal (Eclesiastes 8.11). Está aqui, porque as pessoas não mudam de vida. Ficam pensando que Deus está fazendo vista grossa para as suas iniquidades“Só se exercitam em fazer o mal, a transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos, Porque em seus próprios olhos se lisonjeia, cuidando que a sua iniquidade não será descoberta e detestada, as palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de ser prudente e de fazer o bem, maquina o mal, na sua cama; põe-se em caminho que não é bom; não odeia o mal”.

Gabam-se de suas ações e vão a toda velocidades na contramão da palavra de Deus. Mal sabem eles que o radar dos olhos de Deus fotografaram suas ações perversas. Que quadro terrível e depressivo. Devemos nos guardar puros para Deus, porque o diabo está lutando a todo tempo pelo nosso coração. Nosso coração é a única porta que só tem chave por dentro. Só você tem a chave do seu coração. Deus quer o seu coração, e ele diz, da-me filho meu o teu coração. Deus bate a porta do seu coração, porque quer conquista-lo. O diabo quer arrombar a porta, dominar, corromper, adulterar, sujar e trazer impurezas para minar sua fé, capacidade e força em Deus.

Se você não se deixou contaminar, seja zeloso e aplica o seu coração a amar a Deus com todo o seu coração, com um coração limpo, intenso e sincero para Deus. Proteja-se dos esquemas. Tenha o seu coração livre para adorar e servir a Deus. Devemos seguir o exemplo do salmista que disse: Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

Quando Morrer É A Melhor Coisa A Fazer

Se o fedor do seu pecado alcançou o céu, Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. (Lamentações 3.29). Ouça, a única saída desse labirinto é restaurar a consagração e morrer para as coisas impuras deste século. Todavia o cabelo da sua cabeça, logo que foi rapado, começou a crescer de novo (Juízes 16.22) Sansão restaurou a consagração, se arrependeu e foi novamente visitado por Deus. Está escrito: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Cronicas 7.14)

Sansão morreu para o mundo restaurando sua consagração. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, arrimando-se numa com a mão direita, e na outra com a esquerda. E bradando disse: Morra eu com os filisteus! Inclinou-se com toda a sua força, e a casa caiu sobre os chefes e sobre todo o povo que nela havia. Assim foram mais os que matou, ao morrer, do que os que matara em vida, então desceram os seus irmãos e toda a casa de seu pai e, tomando-o, o levaram e o sepultaram, entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele havia julgado a Israel vinte anos.

Certamente um dia de Consagração e santidade produzirá mais frutos, do que vinte anos de vida fornicaria e profana. Eu me unirei a Sansão. E gritarei: Morra eu com os filisteus. 

Quer unir-se a mim?