Cala-te boca

O tagarela é filho do bem falante ele mora na rua da conversa fiada, ele tem uma língua habilidosa e está cheia de palavras belas, mas a sua religião não encontra lugar no seu coração. (John Bunyan)

Se alguém não tropeça em palavra, esse é varão perfetio

* Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. - (Tiago 3.2) A língua é tão minúscula, mas pode causar uma maiúscula cratera em nosso relacionamento com Deus. O salmista percebendo isto, disse: Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios! A língua devasta famílias inteiras, destrói comunidades e esfria igrejas. Com ela podemos abençoar e amaldiçoar, podemos viver bem ou mal, podemos ir em direção do céu ou do inferno.















Pelas tuas palavras serás...você escolhe o que serás.

*A ótica de Deus vê (o) pecado da língua como parente mais próximo da blasfêmia contra o Espirito Santo. Isaias disse: “... porque Jerusalém tropeçou e Judá caiu e a sua língua e as suas obras são contra o Senhor para irritarem olhos da sua glória”. Com sua boca você desafia o Senhor, ofendendo sua gloriosa presença.

Jesus proferiu as seguintes palavras: “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras! Como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

Se a tua religião não te dá poder para refrear a língua, ela não presta para mais nada. Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã (Tiago1.26Deixe a espada do Espírito, que é a palavra de Deus te ferir e fique sangrando até morrer para o pecado da língua.

Na loja da ilusão a mentira está em promoção

*Compre a verdade e não a venda (Provérbios 23.23) Comprar por que? Porque a um preço para quem almeja se firmar na verdade. Você está disposto a pagar o preço? Vamos supor que você esta a três longos anos esperando um emprego, e sabemos que emprego não está fácil de se arrumar, contudo, você arrumou um emprego para ganhar dois mil reais. E no primeiro dia de trabalho você atende o telefone, só que, o presidente da empresa esta ao teu lado, e lhe diz, fala que eu não estou.

Qual será a sua reação? A um preço a ser pago e duas alternativas a escolher. Comprar a verdade e pagar o preço ou você pode dizer é muito caro. Invista na verdade, pague caro por ela e tenha certeza que foi o melhor negócio que você já fechou. “Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas”. (Pv 20:17Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.

“A mentira é um manto esfarrapado e curto, que não consegue jamais esconder a verdade”.

Pare de alastrar sementes do inferno

*Seis coisas o Senhor odeia e a sétima ele abomina (Provérbios 6.17) Muitos estão semeando discórdia, desavença e ódio entre os irmãos. Esses trabalhadores do inferno não param de semear o mal, e parecem que estão na igreja apenas para semear a contenda, só provocam brigas entre os irmãos. Ouvem algo e logo vão dizendo: Eu não queria te dizer, mas resolvi dizer... o fulano falou isso e aquilo de você, se eu fosse você orava a Deus. Usam até Deus, mas Deus não pode usa-los, porque os seus corações estão contaminados são causadores das piores intrigas nas igrejas.

Já chega! Ó abominável ajudante do diabo. Tu já semeaste mal demais e tens zombado da desgraça alheia. Está é a hora de você pedir perdão a Deus e de semear segundo a reta justiça, pois certamente segará segundo a misericórdia. 

“... Pois a palavra é sombra da ação”. (Plutarco)

Murmuração está chave abre a jaula e solta o monstro

*O apostolo Paulo faz um paralelo entre Israel e a Igreja. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. (1 Corintios 10.10) Quem murmura está dizendo que Deus não é supridor, bondoso e merecedor de ações de graças. A murmuração da boca é sinônimo da ingratidão do coração. A murmuração é a chave que solta o destruidor para exterminar tudo que temos e somos.

Na contramão da murmuração está a locomotiva da ação de graças, transportando múltiplas bênçãos. Se a murmuração subtrai as bênçãos, a gratidão multiplica assustadoramente as bênçãos que temos em mãos. Qual foi à oração de Jesus quando pegou os cinco pães e dois peixes? Ele disse: Pai graças te dou.

Esse é o momento de praticarmos o que Jesus ensinou e cumpriu. Dê graças pelo seu salário, que muitas vezes você amaldiçoa. Tenha um coração grato pelo que Deus tem dado a você. Aprendi que Deus só acrescentará coisas novas em nossas vidas se aproveitarmos o que já temos.

Lisonja este mel está envenenado

*Está escrito: Nunca usemos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha. O homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos. (Provérbios 29.5)

Líderes religiosos lisonjeiam seus membros com o intuito de segura-los. Olham os cifrões e bajulam. Estão de olho nos dízimos. A lisonja tem várias motivações são palavras falsas com perversas intenções. Já ouvi dizer: Quem sabe lamber também é capaz de morder.

“Os aduladores são a pior espécie de inimigos”. (Tácito cônsul e historiador romano).

Quem pode com esse dragão de 7 cabeças

As palavras do difamador são como bocados deliciosos, que descem ao íntimo do ventre. Como o vaso de barro coberto de escória de prata, assim são os lábios ardentes e o coração maligno. Aquele que odeia disfarçar com os seus lábios; mas no seu interior entesoura o engano. Quando te suplicar com voz suave, não o creias; porque sete abominações há no teu coração. Ainda que o seu ódio se encubra com dissimulação, na congregação será revelada a sua malícia. (Provérbios 26.22-26)

É impossível esconder um dragão de sete cabeças dentro de uma caixa de sapato, muito mais difícil será o homem ocultar sete abominações no coração.

Em média 70% da vida de uma pessoa são gastas falando dos outros e muitas vezes a boca é aberta para infamar o próximo. A bíblia diz que Noé começou a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, em vez de cobri-lo e abafar a situação, ele abriu a boca para tirar a boa fama de seu pai.

O que aprendemos com isso? Você pode pregar bem, falar em línguas, fazer qualquer outro show pirotécnico, mas se difama o seu próximo e descobre a sua nudez, você irá ouvir uma frase muito conhecida: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.

“... Somos senhores das palavras que não pronunciamos, mas escravos das que nos escapam”.

Resposta sábia ou zíper na boca

*E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Jesus impressionava as pessoas com as respostas de sua boca. Tome este exemplo e aprenda a responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Provérbios 15.1Nossas respostas são como um extintor de incêndio que apagará as palavras usadas contra nós, desviando todo o furor. Responder antes de ouvir estultícia é e vergonha. (Provérbios 18.13)

Língua solta fabrica de problemas

*Vês um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele. (Provérbios 29.20) O encontro do profeta Natã e o salmista Davi nos revelam que as palavras precipitadas são uma fábrica de problemas. Disse Natã a Davi, após Davi cometer um adultério: Chegou um viajante à casa do rico; e este, não querendo tomar das suas ovelhas e do seu gado para guisar para o viajante que viera a ele, tomou a cordeira do pobre e a preparou para o seu hóspede”.

Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. Pela cordeira restituirá o quádruplo, porque fez tal coisa, e não teve compaixão. Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! O profeta Natã foi a Davi repreende-lo, por causa de seu adultério. A própria boca de Davi assinou sua sentença.


Se A é sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. o trabalho é x; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

Boas são as palavras ditas a seu tempo

*Como maças de ouro em bandeja de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo. (Provérbios 25.11) Há, para todas as coisas um tempo, inclusive há tempo para dizer alguma coisa a alguém. Pergunte a si mesmo: Onde falar? O que falar? Como falar?

Saiba escolher o momento certo para abrir a boca e você terá êxito em suas confissões e pedidos. Aprenda com copeiro Neemias, que levava sempre a bandeja diante do Rei e escolheu o tempo, momento, hora e segundo certo, para levar maças de ouro em bandeja de prata, por isso sua palavra foi preciosa para o Rei.

Você precisa de um cardiologista espiritual

*Lava o teu coração da malicia ó Jerusalém para que seja salva. (Jeremias 4.14Disse Jesus: Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce pelo ventre, e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias são estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos, isso não o contamina. De tudo que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida. (Provérbios 4.23)

Disse Jesus: Os limpos de coração verão a Deus. Devemos encher nossos corações com as escrituras. Escrever suas palavras na tábua do nosso coração, para podermos limpa-lo e purifica-lo, e então, clamarmos a Deus, como o salmista Davi, dizendo: Cria em mim um coração puro e um espírito reto. Só Deus poderá nos ajudar a não tropeçarmos em nossas palavras, porque se o coração está limpo, automaticamente a boca também estará limpa. 

Se algum de vocês se sujou com o pecado da
bocaaconselho-te a lavar-se 7 vezes no Jordão

*A obediência à palavra de Deus é o único mergulho que você deverá dar. Muita paz teem os que amam a tua palavra, e para eles não há tropeço. (Salmos 119.165Se submeter à palavra de Deus é o único antídoto para uma língua venenosa. A palavra de Deus é a mesma brasa viva que tocou os lábios de Isaias, tirando sua iniqüidade e purificando-o do seu pecado.

Não fique indignado como Naamã, querendo se lavar no Abana da falta de humildade e no Farpar do entendimento próprio, desça já ao Jordão. Disse Naamã: Não são, porventura, Abana e Farpar rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles?

Felizmente Naamã resolveu obedecer à palavra de Deus e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. Somente após a sétima vez que Naamã mergulhou no rio Jordão, ele foi curado. Faça o mesmo agora e mergulhe na palavra de Deus, que é pura como a prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. Certamente a lepra do pecado da boca será removida de sua vida.