A inveja nossa de cada dia












Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. - (Gálatas 5.26)


Uma cobra vivia a perseguir um lindo vaga-lume, uma belo dia, o vaga-lume cansado da perseguição, para e pergunta-lhe:

- Velha cobra, eu nunca lhe fiz nada, jamais lhe ofendi, por que você procura sempre me tragar.

- A velhaca ergue os olhos, e soluça dizendo: Eu não consigo ver ninguém brilhar.

Invídeo ou inveja: Olhar contrário.

A inveja é um pecado tão terrível que fez Dante Alighieri na divina comédia colocar o invejoso no inferno com os olhos amarrados por arame farpado.

A inveja é um dos pecados menos reconhecidos por nós, pergunte a qualquer padre ou pastor, quantas pessoas buscaram ajuda para se livrar da inveja.

A inveja aliava ao orgulho geram a maioria dos outros pecados.

O primeiro homicídio da história foi causado pela inveja. Cain matou Abel.


Alguns pregam por inveja: Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente. - (Filipenses 1.15)

Inveja é sinônimo de sérios problemas:

A inveja faz adoecer:

O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos (ossos). - (Provérbios 14.30)

Ossos representam o homem em sua inteireza, física ou psicológica. O invejoso está doente em sua vida por inteiro, nada está bom. 

A inveja causa tristeza desnecessária:

Não te aflijas por causa dos malfeitores; nem tenhas inveja dos ímpios. - (Provérbios 24.19)

Salmos 73. 1-5 Revela o sofrimento e confissão de Asafe:

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Não há apertos na sua morte; o seu corpo é forte e sadio. Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens.

Asafe sofreu, porque via o homem sem compromisso com Deus prosperar. 

A inveja é invencível para quem não tem Deus:

Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja?

A ira ruge por um tempo, mas a inveja é continua. Inveja! Todos temos. Eu já tive inveja por vários motivos, é só eu ver algum pregador bom, eu sou obrigado a neutralizar esse vírus infernal. 

Uma pessoa jogou ácido no rosto de uma linda mulher, por não conseguir viver sabendo que, alguém poderia ser mais bonita do que ela. 

Paulo escreve aos Romanos: Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. - (Rm 12.15) Chorar com quem chora é fácil, mas se alegrar com quem se alegra, não é tarefa fácil. 


A inveja é o motor que faz esse mundo girar:

Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão. - (Eclesiastes 4.4)

A inveja de uma pessoa pode desencadear uma série de buscas. Meu vizinho compra uma casa maravilhosa, me convida para uma visita, eu agora vou trabalhar duro para ultrapassar a casa do meu amigo.

Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. - (Tiago 4.2)

A inveja trás rivalidade e competição.


Você pode olhar para o seu coração e sinceramente dizer que não existe inveja dentro de você. Lembre-se, o nosso coração é enganoso. "!Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" - (Jeremias 17.9)

Eu estou escrevendo neste blog, alguém muito próximo de mim também cria um blog e começa a ter sucesso, isso pode causar inveja. Invejamos sempre pessoas que buscam os mesmos objetivos que nós. 

A inveja deve fazer parte da velha vida: Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. - (Tito 3.3)





O Apóstolo dos pés sangrentos


Comprei este livro alguns anos atrás, conta-se a história de Sadhu Sundar Singh desde criança recebeu os ensinos do hinduísmo, até se converter ao cristianismo onde começou a ser odiado pela própria família.

Ele andava descalço no gelo, quando saia para pregar o evangelho e seus pés deixavam marcas de sangue por onde passava. É uma história inesquecível. 

Ele está disponível gratuitamente no site do Reverendo Caio Fábio:
http://www.caiofabio.net/download%5CO%20Ap%F3stolo%20dos%20P%E9s%20Sangrentos_Boanerges%20Ribeiro.pdf