O que você acha da televisão atual? - Parte 1



Retirei alguns itens aqui citados, de artigos dá internet, pesquisas em revistas, outras analises e de opiniões de pessoas de expressão. 

“... A televisão é um meio, assim chamada porque não tem princípios nem fins”.

Nos EUA a tendência majoritária é atribuir à televisão responsabilidades por desvios de conduta, num suposto estímulo à violência, permissividade sexual, discriminações e até drogas. 

Estudos ainda mostram que programas de televisão para criança são perigosos. A indicação faz parte de um estudo publicado na edição da revista Arquivos de Medicina Pediátrica e da Adolescência, abril/2000. 

O estudo analisou 216 programas de tevê para jovens em cidades do nordeste dos Estados Unidos e, segundo seus autores, 47% desses programas apresenta pelo menos uma situação de risco, que pode ser imitada por crianças e, na qual os heróis saíram ilesos”. 


“... A televisão é a face mais horrenda da democracia" - Paddy Chayefsky.

A TV influencia eroticamente nossas crianças e adolescentes?

Detesto tudo o que passa a tarde... Boni. Em uma entrevista concedida a Marília Gabriela.


O Núcleo de Estudos Psicológicos - Unicamp – 1993 fez um relatório dizendo que as Crianças de 6 a 10 anos... Encontram-se na fase de latência (ou seja, período de reorganização e preparo para puberdade), A estimulação e a exposição precoce ao erotismo leva a criança a “queimar uma etapa”, ou seja, a passar pela latência sem elaboração e organização. Na prática clínica, especialmente, temos visto conseqüências negativas dessa inadequação dos programas oferecidos às crianças.

Pesquisas realizadas pela Universidade Gama Filho, em 1997 destinadas à revista Claudia, investigou a erotização e exploração da figura da mulher na programação infantil. 

Em 151 horas de programação, os pesquisadores detectaram 308 cenas de erotização, apontando, em primeiro lugar, a TV Globo e, em seguida, o SBT. De acordo com o levantamento, a cada 29 minutos, meninas e menino recebem um estímulo erótico e uma imagem preconceituosa ou deturpada sobre a mulher. 

Quando a ONU fez pesquisa no Brasil em agosto/98 percebeu-se que a Bandeirantes e TV Record lideram os homicídios em seus desenhos. 

Esses relatórios  e pesquisas foram feitos a vários anos, se multiplicarmos esses dados por cem, talvez poderemos saber mais ou menos como está a situação da TV nos dias atuais.

“Minha televisão fica no quarto da empregada, sinto que estou envenenando a coitadinha e ela gosta” - Paulo Francis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário