O que fazer em tempos de crise?


Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade. - (Salmos 10.6)
Texto - Salmos 3.1-8

Três verdades importantes sobre as crises da vida:

                                         a. Nenhuma pessoa está imune as crises.  
                                         b. Toda crise é uma oportunidade para crescermos.  
                                         c. Existem crises que são consequências de nossos erros. 

Crises, o que fazer? Vou usar a Bíblia Viva.

v 1. Deus Deve Ser o Primeiro a Saber Sobre As Suas Crises.  
*Diz o verso primeiro: Ó Senhor como cresceu o número dos meus inimigos! Há muita gente contra mim, querendo me destruir. Não procure o pastor, o padre, a mãe, o pai, o psicologo, o psiquiatra, antes de procurar Deus. Todas essas pessoas podem ajudar, mas só Deus tem uma chave de resposta, para no minimo aliviar as tensões no meio das crises.

v 2. Ignore o Que As Pessoas Estão Dizendo Sobre As Suas Crises.  
*Tantos estão dizendo que Deus não está interessado em me salvar. A melhor maneira de ligar com esse falatório é ignorando essa turma toda. Vão dizer: Pô mais ele não tem Deus, ele não lê a bíblia, não faz isso, não faz aquilo. Como dizia Spurgeon: Cego de um olho, surdo de um ouvido.

v 3. Mantenha Está Verdade Em Mente: Deus Cuida De Você
*Mas o Senhor é o escudo que me protege, a minha glória. O Senhor me faz andar de cabeça erguida. Escudo - Proteção. Glória - Honra.  O que exalta a minha cabeça - Esperança e alegria. Em florença a uma estatua de Maria Madalena aos trapos, mas com a sua cabeça erguida. Cabeça erguida é sinônimo de fé genuína.

v 4. Tenha Convicção Que Deus Sempre Ouve a Tua Oração
*Clamei em alta voz ao Senhor, e ele me respondeu do seu santo monte. Essa oração é uma oração continua e habitual. As respostas de Deus são dadas mais prontamente aqueles que tem o hábito de orar. Clamei: Deus quer ser uma Deus pessoal. Com a minha voz: Deus quer ouvir a tua voz não a de outro.

Um eletricista em treinamento recebeu a ordem se desse algum problema clamasse pelo chefe, mas o problema aconteceu, ele tentou resolver tudo sozinho e o fogo destruiu todo um trabalho de semanas. Clame por Deus, porque ele sabe resolver muito melhor que nós.

v 5. Nunca Perca a Paz Interior, Mesmo Em Momentos Caóticos
*Por isso, posso me deitar tranquilo e dormir em paz. Quando acordo, me sinto seguro, porque o Senhor cuida de mim. Rivotril não está adiantando. Busque a aquela paz que só Deus dá. Um menino brincava no barco que seu conduzia. Uma grande tempestade se formou em volta do barco. Todos preocupados sem saber o que fazer, mas um menino descantava de maneira tão serena. 

Alguém o procurou e desesperado questionou-o: Por que menino você fica aí a dormir, se o barco está quase a ser engolido pelo mar. Ele respondeu: É meu pai que está no comando do barco, e eu confio nele. Você confia no seus pai?

v 6. Fique Firme Lutando e Mantenha a Coragem Diante Das Crises
*Agora mesmo, cercado de todos os lados por milhares de inimigos, não tenho medo! Uma pessoa com Deus forma maioria. "Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena". - (Provérbios 24.10) Coragem não é ausência de medo e sim domínio do medo. Força e números não são nada contra o Deus onipotente. - (Adam Clark)

v 7. Acima De Tudo Continue Orando, Porque Deus é Invencível
*Levante-se, ó Senhor! Salve-me, meu Deus! Fira os queixos dos meus inimigos e quebre os seus dentes. Ferir no queixo é a indicação que os seus inimigos já estão vencidos e quebrar os dentes significa que estão totalmente sem forças. 

v 8. Não Tenha Receio De Declarar Que o Teu Livramento Vem Do Senhor
*A salvação e a vitória pertencem ao Senhor. Ele abençoa o seu povo! Deus devolveu o trono ao rei Davi.

Três palavras resumem o texto

Conflito: Davi não tentou esconder, mas reconheceu que estava em crise. Certeza: Davi aproveitou a crise para afirmar sua confiança no Senhor. Celebração: Davi nunca visualizou a derrota, mas sempre teve diante dos olhos a vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário