Exercitando corpo alma e espírito




Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é uma boa caminhada. E acredito que é possível exercitar corpo, alma e espírito de maneira produtiva. 

CORPO. Uma das funções do corpo é a locomoção.  Nosso organismo foi programado por Deus para movimentação.

Nosso sangue não para de se movimentar são 750 ml por minuto que passa pelo nosso cérebro. O próprio Deus dá exemplos de movimento na bíblia. "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava/movia-se sobre a face das águas.

Benefícios para o corpo e a alma.

- Melhora a circulação.
- O pulmão fica mais potente.
- Combate a osteoporose.
- Auxilia a combater a depressão. 
- Aumenta a sensação de bem estar. 
- Deixa o corpo e cérebro saudáveis. 
- Ajuda no sono.
- Combate o diabetes. 
- Controle do peso.  
- Controla a vontade de comer. 
- Protege contra derrames e infartos.
- Retarda o envelhecimento.

Gosto de ouvir música, acabei de chegar da minha caminhada na Gamelinha, coisa que faço desde que a construíram. Fui ouvindo pregador Luo. Também gosto de fazer caminhada reflexiva. Exercitando a mente e o espírito. Contemplar o que é bonito, também é uma maneira de exercitar a alma. Presto muita atenção nas árvores e pássaros. 

Doutor Augusto Cury chama isso de "A arte da contemplação do belo"

Aprenda com Jesus: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? - (Mateus 6.26)

Por que resistimos a fazer algo que precisamos fazer?

- Preguiça. Conta-se que uma preguiça estava quase a morrer de fome, a bicharada toda reuniu-se para ajuda-la. Cada um deles trouxe uma coisa, o macaco trouxe o arroz, o beija-flor a água e o jacaré a lenha e o fogo. Chegaram, e entregaram tudo nas mãos da preguiça. Ela deu uma olhada, e perguntou-lhes: Está pronto. Eles responderam: NÃO. Ela disse, então, toca o enterro. Eu sei que ficar em casa sem fazer nada é bom demais, mas tudo tem um limite.

Sacode a preguiça do ombro e movimente-se já.

- Tempo curto. Vivemos em um mundo agitado. A vida frenética de São Paulo é uma loucura. Trabalho, escola, filhos, casamento, igreja. Não temos tempo para mais nada. O tempo é uma das coisas mais valorosas do mundo hodierno e gastar meu tempo andando quando tenho outras coisas pra fazer não dá.

- Acomodação. Problema sério. Não se importa mais com o peso, aparência ou saúde. Do jeito que tá, tá bom. Silvio Santos e sofá é melhor que sair de casa para fazer uma andança. "Já casei mesmo disse um amigo meu".

- Desmotivação. A pessoa não consegue achar motivação para começar a caminhar. 

Incentivo a caminhada.

1. Insatisfação. Você precisa estar insatisfeito com a saúde, corpo, situação, inércia ou qualquer outra coisa.

2. Desição. Sua mente tem três funções. Mente, vontade e emoções. Exercite sua vontade escolhendo caminhar. 

3. Iniciativa. O próximo passo é começar. Saia do sofá do comodismo. 



Assessórios

Tênis, pode ser um Olympikus que é mais barato e dura a mesma coisa que os outros. Compre um numero maior, porque os pés costumam inchar um pouco. Eu uso dois números maior, por causa de um problema na planta do pé esquerdo.

Camiseta, eu gosto de usar camiseta de ciclismo, porque não acumulam suor, mas pode ser qualquer uma, desde que seja bem leve. Para as mulheres eu aconselho usar camiseta grande que passe das nádegas, você não vai querer um engraçadinho caminhando atrás de você só para olha-la por trás, vai?

Boné, para não pegar todo sol no rosto, não adianta melhorar uma coisa e piorar outra, muito sol estraga a pele.

Shorts para homens, leg para mulheres. Evite caminhar de calça ou bermuda jeans, fica estranho e desconfortável. 

Ipod, para quem gosta de música. Não gasta pilhas, é pequeno. Só é um pouco caro. É muito gostoso ouvir música caminhando. Gosto de ouvir Leonardo Gonçalves também.

4. Determinação. Começar é mais fácil do que continuar. A palavra já diz tudo: DE+TERMINAR+AÇÃO.

5. Realização. Ver os frutos do seu esforço trará um senso de realização.

Gosto da caminhada solitária, é um tempo para passar comigo mesmo e com Deus, tempo de exercitar o meu ESPÍRITO. Quem tem como função principal ter comunhão com Deus. 

Não tem uma regra, você deve adaptar a caminhada ao seu estilo. Também gosto de caminhar com minha esposa, é muito prazeroso andar com que amamos.

Aquilo que começou como superação da vontade, acabará tornando-se uma grande fonte de prazer. Hoje não caminho só para diminuir o peso, caminho também pela vida. Não espere Deus fazer o que você deve fazer: Cuidar de sua saúde!!!

Assim percorria Jesus as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém. - (Lucas 13.22)



Nenhum comentário:

Postar um comentário