O retrato falado de um hipócrita

"O hipócrita beija a mão que gostaria de ver decepada".

Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Jesus a dizer primeiro aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falaste ao ouvido no gabinete, dos eirados será apregoado. (Lucas 12.1-3)

O que é hipocrisia? É representar ser o que não é. É ser artista. É vestir-se de ovelha mais interiormente ser um lobo devorador.

Podemos estar andando sobre o campo minado da hipocrisia. Pode ter certeza que é um terreno escorregadio, porque a hipocrisia destrói, suja e mancha nosso caráter.

Se fossemos desenhar o retrato falado do hipócrita, suas cicatrizes o denunciariam. A mentira, a critica destrutiva e a malicia são pequenas cicatrizes no caráter do gênio da representação.

A mentira: Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada. (1 Timóteo 4.2)

A critica destrutiva: Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7.5)

Jesus, porém, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas? (Mateus 22.18)

Caracteristicas de um hipócrita:

Sua vida é um bloqueio impedindo a benção na vida do próximo

Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar. (Mateus 23.13)

O hipócrita não toma sol e não permite que seu irmão tome também, não bebe água, nem deixa o vizinho beber. Sua vida se torna um empecilho, pois na igreja ele é crente, em casa é meio crente, e na rua ele é nada crente.

Frequenta a igreja todos os dias, louva a Deus, está sempre na Escola Dominical, mas quando está em casa fala palavrão, maldiz os filhos, maltrata a esposa.

É má influência para os novos convertidos, na igreja se comporta como crente, fala como crente, prega como crente; na igreja é um santo, contudo em casa é um demônio. O novo convertido o vê e começa a relaxar em sua busca por santidade. O novo crente está procurando um referencial. E infelizmente os hipócritas estão nos púlpitos de nossas igrejas.

Que Deus nos livre dessa abominação e nos ajude a viver uma vida digna de ser chamada de cristã. 

Não sustentam com a vida aquilo que pronunciam com a boca

Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam (Mateus 23.2-3)

Eles afirmam com a língua e negam com as obras. O que ensinam sentados, não sustentam de pé. Gosto da afirmação de John Owen: Pregue primeiro o seu sermão ao seu coração.

Podemos alimentar as almas famintas e nós mesmos definharmos por falta de comida. É possível que o alfaiate costure o terno mais lindo para o seu cliente, mas ele mesmo se vestir como um maltrapilho.

Pior do que ouvir e não praticar é ensinar aos outros e não ensinar a si próprio são os falantes esquecidos.

Priorizam o que é secundário e toleram o abominável

Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo. - (Mateus 23.24)

Preocupam-se em cumprir todos os rituais, mas desprezam a moral. São intolerantes em relação ao horário do culto, mas toleram pecados, como por exemplo: Adultério, mentira e suborno.

Eles não permitem que se fale a palavra sexo na igreja, mas sua boca está escancarada para fala mal dos outros.  O hipócrita com a boca arruína o seu próximo. - (Provérbios 11.9)

O hipócrita tem desejo de aplausos. O púlpito para o hipócrita é apenas um palco, pois ele representa, representa, mas nada representa no reino de Deus. Ele é falso se preocupando com as coisas superficiais e negligencia as espirituais.

Vivem a representam aquilo que nunca desejaram ser

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. (Mateus 23.25-27)

Por fora é benção, por dentro é maldição. Na igreja está de mãos dada com a esposa, em casa dormem em camas separadas. Essa é a vida de um artista, bem que poderia ganhar o “Oscar” premio de melhor atuação, ou melhor um troféu framboesa.

Eles não perceberam, mas estão auto-enganando-se

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.

Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.

Eles são impostores mentirosos, estão auto-enganando-se e as suas ações testificam contra eles, suas atitudes cortam as cabeças de suas palavras. Maldita hipocrisia que acaba com toda beleza interior.

Hora de decepar a cabeça desse dragão chamado hipocrisia

Hipócrita! Todos somos. Precisamos negar alimento para esse verme chamado falsa devoção. Como um câncer ele está devorando toda saúde de nossas igrejas. Apunhale a hipocrisia para salvar o hipócrita que você é.

É dever nosso orar a Deus, pedindo luz para espantar as trevas da charlatanice. Precisamos de uma visão clara, do que Jesus fez na cruz do calvário.

Não podemos confirmarmos com as mãos e negarmos com os pés. Você deve ser a chave que abre as portas das bênçãos na vida do outro e não o cadeado.

Deixemos a religiosidade de se preocupar com o tamanho do cabelo da irmã e nos preocupemos em buscar a presença de Deus.

É dever nosso encarar a realidade de nossas vidas muitas vezes fracassadas, para que Deus possa nos mudar de dentro para fora, pois ele é o oleiro que trabalha com uma mão dentro e outra fora.

Existem vestígios de hipocrisia dentro de você, você é realmente quem parece que é. Suas obras são de amor, caridade, santidade, sabedoria, verdade, mansidão, comunhão, honestidade ou você é simplesmente um ator no palco da vida. Pense nisso!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário