Ensina-nos a orar

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. - (Tiago 5.16)

Todos homens e mulheres de Deus foram marcados por uma vida de oração.  Moisés intercedendo pelo povo no deserto. Abraão suplicando por Sodoma. Jonas orando no ventre da baleia. Sansão viveu uma vida inteira de derrota, todavia, quando alçou sua voz ao Senhor, triunfou contra o mal. Não é coincidência que o Senhor virou o cativeiro de , quando ele orava pelos seus amigos. John Wesley dizia, Deus nada faz a não ser responder orações.

“Não há nenhuma arma fabricada contra a oração que possa neutralizá-la. Algumas coisas podem atrasar as respostas à oração, mas nada pode parar o supremo propósito de Deus. Se tardar, espera-o”. -Leonard Ravenhill

Jesus, um modelo a ser seguido:

Está escrito: “A minha casa será chamada casa de oração”. Ao ser entrevistado pelos discípulos, que não conseguiam expulsar um demônio, disse Jesus: está casta de demônio não se expulsa, senão pela oração e Jejum. 

Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Oração requer disciplina. Se orarmos só quando estamos dispostos a orar, nossas orações ficarão só na esfera da intenção. Os discípulos de Jesus reconheceram o seu ministério poderoso de oração, e disseram-lhe: Senhor, ensina-nos a orar.

“Nem uma hora pudestes vigiar comigo?” Jesus Cristo

Paulo ficou cego logo após sua conversão. Deus enviou Ananias até ele, disse Deus: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando.

Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (2 corintios 11:1)

Paulo escreve aos Tessalonicenses: Orai sem cessar. Aos Efésios: Orando em todo o tempo com a oração e suplica por todos os santos. Aos Filipenses: Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas suplicas. Aos Colossenses: Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós.

Paulo deu um imperativo aos Romanos: Perseverai em oração. Com essa declaração, aprendemos que iniciar a oração é fácil, mas manter-se orando é o maior desafio de uma pessoa.

O diabo luta a todo o momento para barrar os crentes em suas orações. Samuel Chadiwck dizia: “A única preocupação do diabo é manter os santos longe da oração”. J. Fox: “O tempo que passamos com Deus em secreto é o mais ameno e o mais bem aproveitado”. 

Nossas orações mudam as circunstâncias adversas:

Temos grandes exemplos bíblicos, Jesus orando pelos Pães e peixes, disse: Pai graças te dou. Pedro estava preso, a igreja fazia continua oração, e logo após, foi solto maravilhosamente.

Homens que foram usados por Deus para fazerem coisas extraordinárias através da oração. John Paton foi um missionário enviado aos antropófagos, e estando entre eles, começou a cavar um poço, os canibais, vendo isto, riam dele, dizendo, ele está tentando fazer chover do chão, mas John continuou em oração e quando começou a subir água, disse que era água viva do poço de Yavé, os canibais cavaram um poço e não saiu água potável, eles disseram: nós sabemos cavar, mas não sabemos orar.

Para os que querem ganhar almas para Deus, temos grandes exemplos, como John Oxtoby, conhecido como o Joãozinho de oração, que ao ir a uma cidade e não tendo êxito, se ajoelhou e orou, quando se levantou, disse: Agora a cidade será conquistada.

“Nada está fora do alcance da oração, a não ser aquilo que está fora da vontade de Deus”. J. Blanchard

O profeta Daniel foi um dos maiores homens de oração. Alguns estudiosos dizem que, ao se colocar diante de Deus, não ficava menos que quatro horas em oração. 

Posso ver o diabo e os demônios correndo dentro do inferno, ele tentando saber o que estava acontecendo, pergunta a um de seus demônios

- O que é isso que está nos abalando tanto?
- É Daniel orando, e três vezes se coloca na presença do seu Deus.
- Precisamos para-lo já.
- Mas como?
- Lançaremos um decreto de morte e acabaremos com esse arqui-inimigo.

O diabo usará todas suas armas, pois ele sabe que homens de oração, são imbatíveis quando permanecem em oração.

A rainha da Inglaterra disse a respeito do reformador escocês, John Knox: Não tenho medo de todo o exército da Escócia, mas temo a oração de John Knox. 


Oração exige pratica dos princípios bíblicos:

“... O valor de nossa oração depende do que somos e do que nossa vida é. Andrew Murray”.

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento as suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal”. (1 Pedro 3:12)

Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás. Então o rei virou o rosto para a parede, e (orou ao Senhor), dizendo: Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. 

Ezequias chorou muitíssimo. E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. Acrescentarei aos teus dias quinze anos. A oração do Justo Ezequias atraiu a atenção de Deus.

“... Não podemos esperar viver em defeito e orar, com efeito. J. Blanchard”.


Prepare-se para o não de Deus:

“Pedimos prata e, algumas vezes, Deus manda-nos sua negativa embrulhada em ouro”.

Ora, quando João no cárcere ouviu falar das obras do Cristo, mandou pelos seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?

Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim. Não vou te atender, e tu irás morrer para glória de Deus.

Homens de Deus de todas as épocas experimentaram o não como resposta as suas orações. Paulo orou pedindo alivio para uma espinho na carne, e qual foi a resposta divina? 

“Se você não obtém tudo o que pede, é porque o salvador pretende dar-lhe algo melhor”.

“Tenho vivido para agradar a Deus esse é o fato de não terem sido respondidas todas as minhas orações”. Jean Ingelow.

Não tente prosseguir orando, sem intimidade com  bíblia:

Adam Clark: “Morra de estudar, e então ore para voltar a viver, não tentem a primeira realização sem a segunda e não pensem que a segunda pode ser levada a efeito honestamente sem a primeira. Primeiro trabalhem e orem, como também vigie e orem, mas orem sempre”.

D.L.Moody: “Pode-se falar em poder, porém ai do homem que negligenciar o único livro dado por Deus, que serve de instrumento, por meio do qual ele dá e exerce poder. Um homem pode ler inúmeros livros e assistir grandes convenções; pode promover reuniões de oração que durem noites inteiras, suplicando o poder do Espírito Santo, mas se tal homem não permanecer em contato intimo e constante com o único livro, a bíblia, não lhe será concedido o poder, se já tem alguma força não conseguirá mante-la, senão pelo estudo diário, sério e integro desse livro”.

“... As pernas do coxo pendem frouxas”. (Pv 26: 7)

Crente manquitola, é aquele que ora muito e estuda pouco ou aquele que estuda muito e ora pouco. Devemos igualar nossas pernas.

Homem manquitola olha para está palavra agora, e não espere receber nenhuma esmola. Eu te digo: não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta dessa oração fanática e desse intelectualismo falido e receba duas pernas perfeitas, para poderes ir mais longe na caminhada cristã.

Põe-te em pé agora, e entre para sempre no conselho do Senhor, que é orar e falar com Deus, ler a bíblia deixando Deus falar com você.

Oração não é monólogo, mas um diálogo; a voz de Deus em resposta á minha é a parte fundamental.  - (Andrew Murray)

Busque a Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário