Jó um homem de caráter elevado

No original seu nome é Yob. Alguns estudiosos dizem que foi o primeiro livro escrito por Moisés, quando se achava entre os midianitas. Especuladores dizem que ele viveu na época dos dinossauros (Jó 40.15 a 24)

Deus dá testemunho da justiça de , dizendo: Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e , eles pela sua justiça, livrariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.(Ezequiel 14.14). Fico pensando que o próprio Deus pode ter citado para Moisés a História da vida de Jó. Ele era referencia para os apóstolos. Eis que temos por Bem-Aventurados os que sofreram, ouviu qual foi a paciência de Jó (Tiago 5.11Jó foi assunto na boca de Deus, dos profetas e dos apóstolos. E é assunto hoje em nossas igrejas. Falaremos sobre um homem que era sincero, reto, temente a Deus, e que se desviava do mal. 



















Só conhecemos alguém no meio dá crise. Jó provou ser uma pessoa fiel a qualquer custo, porque até os néscios se comportam bem quando a situação está sobre controle. Quando está tudo bem não precisamos de fé, ela é uma arma para ser usada nos momentos de extrema dificuldade. A adversidade é um espelho que reflete o verdadeiro eu”.

01. A sinceridade de Jó na balança

# Então disse Jó: Pese-me Deus em balanças fiéis, e conheça a minha sinceridade. Há uma versão que o chama de íntegro. Uma outra espanhola diz que ele era (perfecto). Jó foi exposto a luz do sol e foi achado imaculado. - O segredo de Deus é para os sinceros (Provérbios 3.32)  Deus se revela para homens que se dispõem a guardar o seu coração sincero nos momentos de provações. Os sinceros herdarão o bem (Provérbios 28.10b). O salmista Davi disse: O verdadeiro cidadão do céu anda em sinceridade. - O que anda em sinceridade teme ao senhor, mas o que desvia de seus caminhos despreza-o (Provérbios 14.2O cristianismo de hoje está barateado demais. As pessoas não demonstram o temor a Deus, que é odiar o mal; a boca perversa, arrogância. Tudo isso está se introduzindo dentro das Igrejas como um câncer.

As pessoas dizem sem palavras que querem alguma coisa em troca de temer a Deus, querem fazer barganha. Eles dizem: Há! Eu vou andar direitinho, Deus vai me dar tudo, porque sou bom. Que cristianismo falido, não são adoradores, mas sim consumidores. O indignado Josué disse: andaremos com sinceridade diante de Deus, e eu e minha casa serviremos ao Senhor. Alguns pensam que Deus é o Gênio da lâmpada, pois vão logo fazendo os seus três pedidos: cura, salvação da família, emprego, quando conseguem viram as costas para Deus.

02. A retidão de Jó era conhecida no céu

O louvor convém aos Retos (Salmos 33.1) O resto é lorota, pois é melhor a obediência, do que o sacrifício. - Os caminhos do Senhor são retos, os justos neles andarão, mas os transgressores neles cairão (Oséias 14.9Olhe para a vida de Sansão. Ninguém foi tão ensinado a ter uma vida reta diante de Deus, e mesmo assim ele preferiu andar num caminho tortuoso. Homens de Deus falharam e mesmo assim Deus os considerava. Abraão, Davi e tantos outros falharam, mas foram lá com o coração partido, sabendo que Deus não tolera o pecado. Convertiam-se e alcançavam misericórdia. A coisa mais importante não a ação em sim, mas o reto intento, uma intenção, premeditação em fazer a vontade de Deus.

Quem confessa e abandona seus pecados será perdoado. (Provérbios 28.13). Deus está pronto a derramar sua sabedoria sobre você. Basta você permanecer reto no meio das provações. O alto caminho dos retos é desviar-se do mal, talvez você não procure o mal, mas se o mal vem de encontro você se desvia? - Os caminhos do nosso Deus são uma fortaleza para os retos, mas uma destruição para os que praticam iniqüidade. Jesus disse: quem não é comigo, é contra mim, quem comigo não se ajunta espalha. Não temos escolha, uma vida reta diante de Deus ou derrota e frustração.

03. Jó simplesmente temia a Deus

# O Temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância e o mau caminho, e a boca perversa (Provérbios 8.13Salomão disse: Temer a Deus é o dever de todo homem. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte. (Provérbios 14.27) Foi esse temor que livrou Jó da morte.

Judá e Jerusalém se dobraram diante da estátua de Nabucodonosor,  no entanto, três homens pelo temor e reverência ao único Deus não se dobraram. Existe um preço que só homens e mulheres tementes a Deus pagam. Passam pela prova, contudo Jesus passa lado a lado. Outro exemplo é as parteiras. Elas pouparam a vida de Moisés, não fizeram como o rei do Egito lhe dissera, todavia temeram a Deus. Deus honra esses filhos, pois multiplicou e engrandeceu suas casas. Deus sempre está pronto a cumprir o seu papel, basta cumprir-nos o nosso. Faça o possível, e Deus fará o impossível por você. Temer a Deus é reconhecer que o pecado mais secreto é um escândalo no céu. - Ricardo Gondim

04. Jó se apressava em desviar-se do mal

# Se andei com vaidade, e se o meu pé se apressou para o engano. (Jó 31.5Guarda o teu pé, Quando entrares na casa de Deus, e inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal (Eclesiastes 5.1Salomão disse: não coloque muito os pés na casa do teu próximo, para que ele não se enfade de ti e passe a te odiar. Quantos vão dia e noite na casa do próximo são unha e carne, não demora muito viram inimigos.

Você não deve se declinar nem para esquerda nem para a direita e sim retirar o seu pé do mal. (Provérbios 5.27É a quinta coisa que Deus mais odeia: Pés que se apressam para o mal. Asafe disse: faltou pouco para que escorregassem os meus passos. Ele estava de olho na vida dos ímpios e quase caiu. Muitos ficam cobiçando a vida dos outros e acabam tropeçando. Vamos aprender com as palavras do salmista que disse: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra. Ninguém tropeça numa montanha, vigie, porque é nas coisas pequenas que tropeçamos e caímos. Quem está em pé, olhe não caia.

05. Jó guardava o seu coração para Deus

# Se o meu coração segue os meus olhos (Jó 31.7) - De tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios 4.23Você deve guardar o seu coração, porque o seu coração é você. Deus diz, da-me o teu coração filho meu (Provérbios 23.26) Deus pede o seu coração, porque onde estiver o seu coração ali estará também o seu tesouro. Ezequiel pregava para um povo que levantaram ídolos em seus corações, e Deus não tolera isto, Deus disse: Devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles? Eu responderei conforme a multidão dos seus ídolos.

Muitos dizem que Deus não é açougueiro para querer só o coração, mas essa afirmação é uma tolice, o que Deus está dizendo é: Eu tenho que ter primazia no teu coração. Eu quero ser o dono do seu coração, o seu comandante. O seu Deus e para isso eu preciso que você mantenha o seu coração purificado.

06. Jó sinônimo de integridade

# Quando era jovem, fiz um trato com Deus. Nunca olharia para uma mulher com intenções impuras em meu coração. (Jó 31.1 Bíblia Viva). Jesus disse: Eu porem, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Se teu olho direito te faz tropeçar arranca-o e joga fora. Ele não está dizendo para você arrancar o seu olho carnal, mas para você parar com isso imediatamente. Porque o olho direito? Isso fala de revelação da pessoa de Jesus. Sansão brincou e dançou. Não se guardou e perdeu os olhos e nós perdemos revelação de Jesus. Os olhos são a candeia do corpo. Se teu olho é mau, todo seu corpo será tenebroso. Outro homem que foi pego pelos olhares foi Davi. A bíblia diz que primeiro ele viu uma mulher, e depois caiu. - Não porei coisas más diante dos meus olhos. - Tendo os olhos cheios de adultério e não cessam de pecar (2 Pedro 2.14)

As pessoas perdem o controle, e se entregam as paixões. Isto é mortal para vida cristã. João declara que a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não são do Pai, O salmista clama a Deus, dizendo: Guarda os seus olhos de contemplar a vaidade. David Wilkerson escreveu um sermão chamado “olhos errantes” ele fala que via um homem com uma bíblia na mão quebrando o pescoço para olhar uma mulher, pensou: Que coisa horrível. Depois meditando, disse a si mesmo: Quantas vezes fiz o mesmo sem a bíblia na mão. Nas sete Igrejas do apocalipse a palavra dá um conselho para os olhos errantes. Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueça; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez (pecado) e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Conclusão

# Meu brado é que Deus nos molde a ponto de sermos provados pela luz do sol e não se ache o menor átomo de sujeira. Que a nossa retidão esteja impressa nas primeiras paginas dos noticiários celestiais. Que o nosso temor a Deus seja exalado através de nossa conduta moral. Que os nossos olhos vejam o que é puro santo e agradável a Deus. Que os nossos pés caminhem em um trilho cujo fim da linha é o céu, e por fim, que o nosso coração seja doado a Deus em oferta de Amor.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário