A ira de um Deus amoroso

Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. - (Romanos 1.18)


Já passava da meia-noite e John Livingstone não se rendia ao cansaço. Ele sussurava  falava, gemia, ardia, buscando ao seu Senhor. John tinha um sublime compromisso nesse dia: Pregar a palavra de Deus como se fosse sua última oportunidade

A hora de iniciar sua mensagem havia chegado, e junto com ela uma minúscula garoa. Muitos abandonaram suas posições. Andança, passos, fuga, quando uma voz, como a voz, do que clama do deserto, surge em meio a esse pequeno imprevisto.

Era a voz de John Livingstone, que dizia: Vocês podem encontrar abrigos para essa insignificante chuvinha, todavia, Quem Poderá Vos Livrar Da Tempestade Da Ira De Deus

Muitos ouvintes voltaram as suas posições, e esse destemido pregoeiro da justiça continuou seu flamejante sermão. - (Paráfrase)

A Ira de Deus não é a sua raiva contra meros mortais. É a sua pureza posta em oposição a todo e qualquer pecado. Sua santidade e justiça exige punição dos que menosprezam sua vontade. 

Tenho como objetivo neste post, chamar sua atenção para está faceta do caráter de Deus. Todos somos pecadores e possiveis alvos de sua indignação e cólera. 

Creio que conhecer esse atributo divino, levará você não a ter pavor de Deus, mas descobrir que ele, mesmo na sua ira, faz lembrança da sua misericórdia. 

Faça uma viagem comigo ao coração de Deus, e observe que nele não reside rancor nem ódio, mas pulsa uma intensa paixão, por toda raça humana caída. 

Um poucochinho de bíblia para abrir a menteProcure sua bíblia, vamos descobrir o que ela fala sobre a ira de Deus. Não achou ainda? Busque até encontra-lá. Tire o pó dela. Passe um pano umedecido, e procure um canto sossegado na casa. Abra sua companheira lentamente e vamos a leitura

Deus é um juiz justo, um Deus que ira todos os dias. Se o homem não se arrepender, Deus afiará a sua espada; armado e teso está o seu arco. - (Salmos 7.11-12) 

Todos os dias alguém está fazendo alguma sem-vergonhice para inflamar a ira de Deus. 

Neste momento alguém está maltratando uma criança especial, alguém está passando uma velhinha para trás, alguém está assassinando uma pessoa inocente, alguém está estuprando uma jovem em algum canto escuro da cidade. Alguém está negando o direito da viúva, do pobre, do órfão,  algum pastor está adulterando com uma mulher casada da igreja. 

Se Deus não tivesse uma espada afiada para exercer juízo, eu lhe daria uma feita pelas minhas próprias mãos. 

E saberá toda a carne que eu, o Senhor, tirei a minha espada da bainha nunca mais voltará a ela. - (Ezequiel 21.5)

“Justiça e juízo são a base do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de ti”. - (Salmos 89.14)

“Deus não paga todos os dias, mas no final ele paga”. - (Santa Ana da Áustria).

Tudo começou no céu

Lúcifer fez o que fez, e Deu fez o que faz. Exerce juízo quando necessário. Lúcifer foi despedido para sempre da presença do Deus eterno. “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele”. - (Apocalipse 12.9)

Adão e Eva influenciados por aquele que havia sido expulso do céu,  sentem também o peso da fúria divina: E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 

E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. - (Gênesis 3.16-19) 

As fábricas de caixões sobrevivem graças a este juízo divino.

Mais um pouco adiante, Deus vê o homem novamente em um ninho de malignidade. Assentado, ele contempla a crueldade de sua criação. “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”. - (Gênesis 6.5) 

Olhe, veja Deus entristecido, pensando: Vai ser dolorido, mas tenho que fazer.

Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra. - (Gênesis 17.17) 

A criatura conseguiu levar o criador a um momento de tristeza extrema, que o fez chorar pela primeira vez, e ele chorou por quarenta dias e quarenta noites. Essa perspectiva muda a nossa idéia sobre ira de Deus. 

As palavras dos profetas deixam de ser uma mensagem dura e insensível, e passa a ser um grito do coração de Deus. 

Abraham Heshel - Deus se mostra furioso nas palavras dos profetas.

- Eis que o nome do Senhor vem de longe ardendo na sua ira, e com densa nuvem de fumaça; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor. - (Isaias 30.27)

- O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. - (Naum 1.2) 

- Portanto assim te farei, ó Israel, e porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. – (Amós 4.12)

- Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? – (Mateus 3.7)

“Nada é mais calmo, do que o mar, mas quando se agita e forma um temporal, nada se enfurece mais”. 

- Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. - (Hebreus 10.31)

Romanos 12.19. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

Conta-se que uma mulher havia sido deixada pelo seu marido, não só deixada, mas também roubada. Ele arrumou uma amante e queria deixa-la na rua da amargura. Ela entrou na justiça, mas o irmão dele era muito influente na cidade, e sempre arrumava um jeito de arquivar o processo.

Essa irmã cansada de lutar pelos seus direitos, fez um jejum e entregou o caso nas mãos daquele que julga retamente. Não muito tempo depois, o casal de amantes entrou em uma confusão e foram metralhados e mortos. Tudo ficou para esposa injustiçada. 

Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. - (1 Pedro 3.12)

“Deus ama a todos, mas não está sorrindo para todos”.















Nenhum comentário:

Postar um comentário