Pare de se enganar

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. (Tiago 1.22

Permita-me primeiro falar sobre a arte de ouvirSabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar. O grande problema é que as pessoas nunca estão prontas para ouvir! O povo de Deus é conhecido por virar as costas para palavra. Escrevi para eles as miríades das minhas leis, mas isso é para ele como coisa estranha (Oséias 8.12O profeta Isaias vociferou as seguintes palavras: Pois este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor, que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e profetizai-nos ilusões. (Isaias 30:9-10) - Realmente os ouvidos dos homens permanecem surdos para o conselho, mas nunca para lisonja.

A indignação de Jeremias o levou a gritar: A quem falarei e testemunharei para que ouçam ? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, não gostam dela. Certo jovem procurou Sócrates e disse-lhe: Gostaria de aprender a falar como você. Foram à primeira aula, e ao fim da aula, Sócrates disse-lhe: Antes de você aprender a falar, primeiro precisa aprender a ouvir, porque você não me deixou te ensinar, só você falou.

Você deve se preparar para ouvir, e ouvir com sujeição. Seu anseio deve ser ouvir para melhorar, ouvir para praticar, ouvir para agradar Deus; e não ouvir para questionar ou criticar. Inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. (Eclesiastes 5.1)





A pratica da palavra é um trilho que nos conduz a boas coisas. Bem-aventurados os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor!. (Salmos 119:1Todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as põe em pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado á um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda. (Mateus 7:24-29Creio que 90% dos ouvintes não praticam o que ouvem. Já se acostumaram a viverem fora dos trilhos da palavra de Deus. Todos eles serão provados pelas chuvas e pelos ventos, e então se arrependerão de serem cristãos tolos, insípidos e inúteis. - Evitemos ficar discutindo sobre a palavra de Deus; vamos obedecê-la. - Oswald Chambers.

Pare de elogiar a palavra, pratique-a. Essa é uma rebeldia antiga de Israel. Ouça a voz de Deus quando falou ao profeta Ezequiel: Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada qual a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor. E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não praticam; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não praticam. (Ezequiel 33.30-32Reuniam-se para ouvir a palavra, louvavam a palavra e lisonjeavam o pregador. Batiam nas costas de Ezequiel e diziam: A mensagem foi tremenda, era tudo o que precisávamos. Se Ezequiel vendesse suas mensagens em CDs, certamente eles comprariam e ouviriam em suas casas, mas não praticariam nada do que ouviram. - Praticar a palavra é fazer tudo o que Deus diz, faça, e não fazer tudo aquilo que Deus diz, não faça . - Pastor Aluísio líder da igreja Videira.

Somente esquecemos o que não nos interessa. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. (Tiago 1.22-23Esquecimento é um mecanismo de defesa, usado como desculpa para falta de responsabilidade, interesse, atenção e desejo de realizar a vontade de Deus. O que é aprendido e não é praticado ou aplicado logo é esquecido. Esquecimento é uma muleta usada para absolver-se da culpa. O interessante é que só se esquecemos do que não nos interessa. 

Não seja tardio para tomar decisões. Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes negligentes para ouvir. (Hebreus 5.11) Muitos deixam suas responsabilidades para o dia que der. Ouvem hoje e adiam para amanhã são tardios para tomar decisões são os famosos procrastinadores: Aqueles que deixam para o outro dia. Sabem a atitude de devem tomar, mas não se movem, porque são letárgicos. Parece que sempre haverá mais uma chance, e isso faz com que sejamos, desleixados, indolentes, preguiçosos, omissos, displicentes, desmazelados, descuidados, ou seja, simplesmente negligentes para ouvir. A negligência para com a palavra de Deus atrairá incalculáveis prejuízos.

Especialidade do povo de Deus - Ser negligentes. Porquanto não obedeceram à voz do senhor seu Deus, mas violaram o seu pacto, nada ouvindo nem fazendo de tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado. Falei contigo no tempo da tua prosperidade; mas tu disseste: Não escutarei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, o não obedeceres à minha voz. (Jeremias 22.21) - Sim, todo o Israel tem transgredido a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz (Daniel 9.11)

Quem tem ouvidos, ouçam e pratiquem. Toda a parábola do semeador é destinada a ouvintes. “Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as Igrejas”. Disse Jesus: A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo à angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e  a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. O profeta Oseias disse: pois o povo que não tem entendimento será transtornado. Disse também: Pois Efraim é como uma pomba, insensata, sem entendimento. A falta de entendimento conduz ao fracasso; o fracasso leva ao desanimo; o desanimo; produz a insensibilidade; a insensibilidade gera uma indisposição para praticar a palavra.

Os mandamentos de Deus não são penosos. Praticar a palavra não é nenhuma utopia. Disse o Apostolo João: Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos. Praticar a palavra requer renuncia do ego. Devemos aprender a depender da graça divina. A bíblia diz: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de cumprir todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus (Deuteronômio 28.1Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão. (Deuteronômio 28.15)

O objetivo de Deus é abençoar seu povo. Agora me diga, quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles; mas os transgressores neles cairão. (Oséias 14.9)

Você sabia que a palavra de Deus é praticável

Porque este mandamento, que eu hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti, não está no céu para dizeres: Quem subirá por nós ao céu, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos? Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. (Deuteronômio 30.11-14)



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário