Mergulhando no salmos 23

Martinho Lutero estava meditando sobre o salmo 23. Passou três dias trancado em seu quarto, sua esposa chamou um serralheiro para quebrar a fechadura. Lá estava o reformador, escrevendo e mergulhado em seus pensamentos.

O salmo vinte três é um dos capítulos mais conhecidos da bíblia. Um conjunto de rap chamado racionais tem o salmo vinte três escrito na capa de um de seus discos. Os espíritas, os católicos e até os ateus conhecem este salmo. Um conhecido disse-me que alguns bandidos invadiram sua casa e o arrastaram para um carro, eles estavam fortemente armados. Ele disse-me que só se lembrou do salmos 23 e começou a citar-lo; de modo repentino os bandidos resolveram soltar-lo, e disseram-lhe: Corre, que não quero te ver nunca mais. Vemos nas geladeiras, portas, panos de prato; comercializam muito o salmo vinte três. Infelizmente se esquecem de o pregarem na tábua do coração. A maioria pega este salmo e fazem dele uma reza. É só repetição, é pura religião. Usam-no para espantar assombração. A alguns deixam a bíblia aberta no salmo vinte três ou no noventa e um como sinal de proteção.Vivem suas vidas inteiras só molhando os pés na praia; nunca mergulham no oceano para conhecer suas maravilhas. Uma coisa é você ficar na praia brincando e molhando os pés, jogando bola e divertindo-se.

O fundo do oceano oferece muitos tesouros e surpresas. Quando você lê a bíblia religiosamente, é como se você ficasse somente na superfície. Você não pode ver o que aquela imensidão de água esconde, todavia, quando mergulha, vê com seus próprios olhos, ninguém te contou, é realidade. Devemos enxergar como Deus enxerga, e Deus enxerga o que os olhos carnais não podem ver. Todos estão de fora se contentando com diversão e mesmice. Você vai mudar o seu jeito de pensar, falar e agir, quando aprender a mergulhar no oceano da palavra. - O que muitos sabem é como uma gota, o que ignoram é como um oceano.

Quando você está no fundo, o mundo fica de fora, você vive o que o mundo nunca sonhou em viver. É outro tipo de vida, não é só de ouvir os outros falar, mas é ver e querer sempre estar mergulhando mais fundo e conhecendo princípios bíblicos que você nem sabia que existia. Conhecendo a palavra a fundo e vendo cara a cara suas promessas. Você precisa crer, Jesus disse: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. (Crer) No original é semelhante ao verbo acreditar, ter confiança, aceitar como verdadeiro, e lançar-se com todas as forças, de todo o coração e de todo o entendimento, isso significa mergulhar totalmente nas promessas de Deus.

Prepare-se para mergulhar:






   
Segundo a bíblia de estudo Plenitude este salmo reflete a absoluta fé e a confiança tranqüila em Deus. O Rei Davi esta na verdade fazendo uma oração de apropriação das bênçãos de Deus. O salmo vinte três nos ensina a orar e focalizar um Deus que se importa realmente conosco. A oração de Davi não é aquela oração melancólica que diz: Há Senhor! Se tu podes, ele não disse, Senhor seja meu pastor. Ele disse: Yavé Raa que significa o Senhor é o meu Pastor. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra (Salmos 124.8)  Quando Davi fala, nada me faltará, ele esta falando do Yavé Jire que é o Senhor que provê (Genesis 22.8) é aquele que entra com provisão em nossas vidas. Quando está faltando algo em minha vida eu me aproprio da benção, e digo: O Senhor proverá. Lembro-me quando era novo convertido, cheguei na casa da minha sogra, percebi um clima estranho, mas não perguntei nada, só falei as palavras do salmista Davi: Fui moço, agora sou velho; porem jamais vi o justo desamparado, nem sua descendência mendigar o pão. Minha sogra olhou assustada e repentinamente entrou um sobrinho dela com algumas sacolas cheias de comida, mistura e refrigerante, elas começaram a chorar. Sabe por que isto? Porque ele é o Senhor que vê antecipadamente. 

Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. O salmista está dizendo que tem paz, porque o Senhor o guia, Yavé Shalon (Juízes 612) O Senhor é a paz. Ele é um Deus que no meio da guerra nos dá paz, ele é o próprio príncipe da paz. Refrigera a minha alma. Quando estamos cansados, doentes interiormente, devemos clamar pelo Yavé Rafha (Êxodo 15.26) o Senhor nos diz: Eu sou o Senhor que te sara. Que verdade maravilhosa! Não tem doença física ou mental que resista ao nome do Yavé Rafha. É só invocar o nome do Senhor com fé e autoridade. Quando o Senhor se revela a você como o Senhor que sara, a doença é obrigada a dizer: Saída pela direita. Quando isto não acontece Deus tem algo melhor a fazer, aceite. Smith Wigglesworth em seu livro atreva-se a crer, diz que estava em um trem, sentado ao lado de duas pessoas doentes, mãe e filha. Ele lhes disse: Eu tenho algo na sacola que ira resolver seus problemas. Nunca se soube que tivesse falhado. Elas se interessaram, e ele continuou a falar. As duas quiseram saber o que estava dentro da sacola. O homem de Deus tirou sua bíblia da sacola e leu: “Eu sou o Senhor que te sara”. As duas foram curadas dentro do trem.   

Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome: Davi não pede para Deus, se for possível guia-me, ele diz, guia-me. Ele teve revelação do Jeová Ticidekenu, o Senhor justiça nossa (Jeremias 23.6) Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque estás comigo: Outro nome de Deus revelado a Davi, é o Yavé Shama. O Senhor está presente. Por isso não temerei as dificuldades. Não interessa se você está no vale do desespero ou no monte da tranqüilidade, o que interessa é que Deus está contigo. A tua vara e o teu cajado me consolam: (vara) - correção e disciplina (cajado) direção e liderança. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meu inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda: Quando os seus inimigos humanos ou espirituais pensaram que você está derrotado, o Senhor coloca um avental de garçom e te serve na presença deles. Agora terão de aceitar que Deus é contigo. Você que parecia fraco e débil, agora está cheio de esperança e fica a ponto de explodir de alegria e satisfação. Que Pastor cuidadoso! Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha, vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias: Você só pode ser feliz e ter o Senhor como o teu pastor, se a bondade e a misericórdia de Deus estiver te seguindo. Santo Agostinho já dizia: Devemos entregar o nosso presente a bondade Deus. Você só está lendo está mensagem, porque Deus é bom, e se ele é bom até para com os maus e ingratos, quanto mais para aqueles que são ovelhas desse Pastor amoroso.Verdadeiramente bom é Deus para com Israel e para com os limpos de coração. A misericórdia de Deus é a causa das naves da nossa soberba não serem destruídas por um vento oriental. 

O fundo do oceano é o lugar menos explorado em nosso mundo. Vou fazer uma aplicação para nossas vidas: Se explorássemos a palavra de Deus a fundo, teríamos muito mais riquezas do que temos adquirido, seriamos muito mais prósperos do que somos, veríamos muito mais verdades do que vemos. Não podemos ficar contentes com o que os outros vêem, e sim, nós devemos conferir o que Deus tem guardado para as nossas vidas. Não importa o quão bravia pareça à superfície do oceano. Se você pudesse olhar para dentro das águas profundas, iria achá-lo sossegado e imperturbável com os movimentos que ocorrem acima de você. Talvez um contraste assim pudesse nos levar a entender que quando as dificuldades cruzam nosso caminho, podemos descobrir que é possível ficarmos calmos, lançando todas as nossas ansiedades sobre o Pastor que nos diz para fazer exatamente isso.

Podemos ser animados por esses avisos maravilhosos tirados da Palavra de Deus, a Bíblia: Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como Tu, Senhor, com a Tua fidelidade ao redor de Ti? Tu dominas o ímpio do mar; quando as suas ondas se levantam Tu as fazes aquietar. Podemos ver o mar revolto e agitado, entretanto o fundo do oceano é calmo como um domingo ao entardecer. Que o Senhor Jesus venha nos dar ousadia para mergulharmos nas profundezas de sua palavra. se aparecerem raias, tubarões ferozes, vespas do mar e ainda que apareça um polvo jorrando fumaça negra para nos confundir, saiba que Deus é fiel e vos dará uma visão correta de sua palavra. Ao mergulhar perceberá quanto tempo você perdeu jogando vôlei na praia. Não a riscos de morrer afogado, porque Jesus veio dar vida e vida com fartura. Estava vendo um programa sobre exploração dos oceanos, e um homem chamado Bob Ballard está fazendo história nessa arte de ir aonde ninguém vai; ele é conhecido como o detetive das profundezas. 

Aceite meu convite e mergulhe sendo um explorador da palavra de Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário