A tríplice engrenagem da oração

Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. - (Mateus 7.7-8) 















Quais são as engrenagens que compõem a vida de oração de uma pessoa?

Dependência - Pedi, implica em saber o que orar.
Dedicação - Buscai, implica em saber como orar.
Constância - Batei, implica em saber até quando orar.

# Pedi: Será que perdemos o verdadeiro sentido da oração?

Ore para Deus acabar com o seu individualismo. Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. - (Mateus 6.9)   Ore para que a igreja cumpra o seu papel no mundo. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. - (Mateus 5.14-16) Ore para que à vontade de Deus seja feita na terra. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. - (Mateus 6.10) Ore para não entrar em tentação. E não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. - (Mateus 6.13) Ore pedindo perdão. - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores. (Mateus 5.44)

# Buscai: Oração não aceita desleixo, negligência ou preguiça, é preciso haver dedicação

Ore desprovido de hipocrisia. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. - (Mateus 6.5) Ore com confiança. E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. - (Mateus 21.22) Ore em nome de Jesus. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. - (João 13.13-14) Ore com auxilio do Espírito Santo. Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. - (Romanos 8.26) Ore com fervor e vontade. A ti, Senhor, elevo a minha alma. - (Salmos 25.1)

# Batei: Começar a orar não é tarefa difícil, mas continuar orando é façanha dos heróis.

Ore até aprender a orar. Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. - (Lucas 11.1) Ore até conseguir orar mais. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. - (Mateus 26.39/41) Ore até receber respostas as suas orações. Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. - (Salmos 3.4) Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. - (Salmos 4.1) Ore para vencer os inimigos da oração. Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos. (Efésios 6.18) Ore até não conseguir parar de orar. Orai sem cessar. - (1 Tessalonicenses 5.17)

Boa oração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário