Intimidade conjugal

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta o rebanho entre os lírios. - (Cânticos dos cânticos 6:3)






Intimidade conjugal é o processo, no qual o marido conhece cada vez mais sua esposa. E é, por ela cada vez mais conhecido. Ir juntos a igreja, orar juntos, buscar a Deus juntos é o alicerce de toda a intimidade do casal. 

É a intimidade espiritual que nos dá sustentação para avançarmos na busca de uma intimidade significativa

Trocar idéias, compartilhar experiências culturais, livros que leram, filmes que assistiram amadure a intimidade intelectual. "Não há assunto sobre qual o casal não possa falar". - Jaime Kemp

Falar sobre suas tristezas, medos, fracassos, falar sobre suas vivencias emocionais. Você é íntimo da alma do seu cônjuge? A palavra cônjuge quer dizer: Debaixo do mesmo jugo. Intimidade emocional é conhecer o coração do outro. É despir a alma da pessoa amada. 

A intimidade está aprofundando-se na vida de um casal, quando eles podem passar momentos a sós em silêncio. É uma intimidade interior. Eu não falo, e não ouço, apenas sinto. É ouvir o que as palavras não podem comunicar, é falar o que os ouvidos não podem ouvir. É fazer o silêncio vibrar através da presença do outro. 

Você caminha a sós com seu companheiro (a) Compartilha o pôr do sol com a pessoa amada? Maria Helena Matarazzo chama isso de intimidade estética ambiental. É desfrutar as belezas criadas por Deus, com a pessoa mais importante do mundo. 

Intimidade transcende os episódios do lar. Ela penetra na vida profissional, é intimidade no campo vocacional. Falar sobre o que acontece no trabalho. Ter prazer de compartilhar suas experiências triunfantes e frustrantes do seu local de trabalho.

A vida social também deve ser compartilhada a dois. Manter momentos de lazer juntos com os amigos gera saúde psíquica.  

E por fim, o sexo, que é a celebração da intimidade diária do casal. Sexo é intimidade sublime. Sexo permite que amigos se tornem amantes. Intimidade sexual é o toque amoroso,o abraço caloroso,o contato genital. Sexo no casamento tem três funções: Procriação, recreação e unificação. (Gn 2:24) Cânticos dos cânticos está recheado de ousadia e intimidade sexual. Leia (Ct 7:1-9) 

Intimidade conjugal: Necessidade essencial da vida a dois. Procure, busque e deseje intensamente ser mais íntimo de seu cônjuge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário